Maximize o potencial da sua empresa com uma boa consultoria

Atualmente, quando se fala em consultoria para empresas, muitas pessoas já imaginam algo extremamente caro e de retorno incerto, porém na realidade isso é bem diferente, e nós vamos te ajudar a entender melhor como funciona esse tipo de serviço. Uma consultoria pode ser acessada por empresas de qualquer porte que precisem rever ou aperfeiçoar processos internos, ou simplesmente resolver algum problema cuja análise dependa de um especialista.

 Ainda existem muitos empresários que temem que o consultor vá querer tomar o controle da empresa, ou então desvalorizar os funcionários que já atuam nela, e felizmente isso não passa de um mito. O profissional vai apenas fazer suas análises e sugerir as mudanças, sempre respondendo à gestão diretora da organização que o chamou.

 Uma vez tendo sido chamado, o papel desse consultor será o de fornecer soluções e informações específicas pelo tempo que foi determinado pelo cliente. Você pode contratar consultores nas mais diversas áreas dentro do mundo dos negócios, como: finanças, recursos humanos, gestão de processos, logística…etc.

 Por fim, o ponto de partida para um serviço desses, será sempre a necessidade do cliente. O objetivo, pode ser a curto, médio ou longo prazo é focar em melhorias que podem ser implementadas sem prejudicar o processo de funcionamento sadio da empresa. Afinal, o processo de consultoria não é feito de forma isolada e requer a participação de todos!

 E então, vamos conhecer mais sobre o tema?

Por que contratar uma consultoria em gestão empresarial?

A internet democratizou o acesso à informação e hoje sofremos com os efeitos de um excesso de dados cuja origem muitas vezes é duvidosa. Não é nada fácil conseguir conhecimento de fontes confiáveis e reconhecidas, ainda mais com tantas notícias falsas circulando na web. Essa sobrecarga de informações, pode levar um gestor a acabar tomando decisões baseadas em fontes incorretas ou achismos disfarçados de fatos verídicos, podendo colocar em risco o bom andamento de uma empresa e principalmente o emprego do responsável.

 Essa é apenas uma das funções de um serviço de consultoria, evitar que esse tipo de coisa aconteça! O consultor é um especialista na área demandada e possui a preparação necessária para oferecer as melhores alternativas e estratégias sobre variados assuntos. Resumindo, uma consultoria bem prestada pode tirar uma verdadeira bomba das suas mãos e, os resultados devem continuar aparecendo mesmo após a partida do consultor.

 A seguir, vamos explicar de forma mais clara e prática sobre algumas das vantagens reais que uma consultoria pode oferecer.

Maior rapidez no alcance de metas e resultados

Tempo é dinheiro, já dizia aquele velho ditado, e essa é uma das verdades mais duras e cruéis dentro do mundo empresarial. Quanto mais um problema persistir, mais prejuízos ele trará, portanto, ter alguém trabalhando para a solução dele de maneira exclusiva é algo muito vantajoso para qualquer gestor. Ao contratar um especialista, ele estará envolvido exclusivamente com a sua demanda, garantindo um maior aproveitamento do tempo e consequentemente uma solução mais rápida para o caso.

 Um consultor também tem um “teto” para finalizar o trabalho, algo que deve ser pré-determinado entre ambas as partes (contratante e contratado) durante as primeiras negociações. Resumindo, serviços de consultoria possuem data de início e de término, e isso permite que a empresa possa se programar de maneira antecipada quanto aos gastos e a logística que as mudanças sugeridas pelo profissional irão demandar.

Uma visão de fora sobre os problemas da empresa

Ter uma pessoa externa trabalhando junto a sua organização pode ser algo muito instrutivo, já que alguém de fora normalmente pode identificar problemas que passam muitas vezes despercebidos por quem está cotidianamente dentro da empresa.

 Lembrando que essa pessoa não será um leigo e sim um especialista, portanto poderá sugerir as melhores soluções e aperfeiçoamentos para assim dar aquela mãozinha no crescimento do seu empreendimento. O papel do consultor é justamente esse, dar todo o apoio para que as decisões tomadas pela gestão sejam as mais acertadas possíveis, maximizando resultados e proporcionando crescimento!

Aquisição de mais conhecimentos

O mercado está sempre mudando, acompanhando o ritmo da própria sociedade e se uma empresa quer sobreviver, então ela precisa estar em constante movimento e adaptação. A necessidade de constante atualização de processos e práticas pode ser desafiadora, mas é algo que precisa ser encarado de frente pelos gestores.

 Como já foi dito antes, trazer um consultor é também trazer uma visão externa para dentro do dia-a-dia de um negócio. É poder desfrutar de uma visão mais limpa e que produzirá novos conhecimentos enquanto estiver atuando para você. Agora, o quanto a sua organização vai se beneficiar desse intercâmbio, depende única e exclusivamente da forma como as sugestões e dicas dadas pelo consultor serão acatadas e posteriormente postas em prática.

 Se a sua empresa não possui muita abertura para testar novas práticas, dificilmente ela se beneficiará deste tipo de serviço. Portanto, é preciso lembrar que um consultor não decide nada, ele apenas sugere caminhos, trilhá-los ou não depende apenas dos gestores em questão.

Impacto positivo na motivação da equipe

A permanência de um profissional de consultoria pode ajudar em muito a levantar o moral de uma equipe. Afinal, isso demonstra que há uma preocupação por parte da empresa em solucionar problemas e fazer melhorias que irão beneficiar a todos ali. Consequentemente os demais funcionários se sentirão valorizados e se motivarão a serem mais proativos e assim colaborarem para que o empreendimento alcance mais facilmente seus objetivos.

  Um consultor também age como uma força neutra dentro de um lugar, pois, sendo alguém que veio de fora, ele não possui histórico com colaboradores ou está preocupado com promoções e recompensas. Dessa maneira, o trabalho ocorre de forma mais imparcial, visando unicamente o término do serviço para o qual ele foi contratado, sem se preocupar em agradar fulano ou ciclano.